NAVEGUE NAS ONDAS CURTAS DO RÁDIO | ARTIGOS TÉCNICOS DX | ENVIE SEUS COMENTÁRIOS | PROCURE NESTE SÍTIO |
Coluna de Alencar Fossa PY3CEJ |
Coluna de Alencar Fossa PY3CEJ
DXCC – DX CENTURY CLUB – CARTÕES QSL
Foi me solicitado a falar mais sobre este diploma, o qual começo dizendo que é considerado o mais conhecido internacionalmente, o mais divulgado e o mais cobiçado diploma e o seu possuidor é considerado como um ótimo praticante do DX. Esta maneira é uma forma de expressar que é um ótimo praticante do DX, comprovando que está ativo na prática do radioamadorismo, no mais alto espírito. Você poderá colocar o Diploma do DXCC em seu “Schak”, onde cada vez que olhares para o mesmo irá se lembrar de cada um dos contatos feitos pelo rádio e o quanto foi difícil!
O DXCC teve inicio em setembro de 1937, resultado de uma relação de países publicados na revista QST do mesmo ano.
Você pode entrar no site da ARRL (www.arrl.org) e baixar todos os países em vigor. A cada época são deletados e acrescidos novos países.
O Diploma DXCC é expedido em várias modalidades diferentes: Misto, Fonia, CW, RTTY, 160, 80, 40, 20, 15, 10, 6, faixas novas, satélite, 5BDXCC, etc. De todas estas modalidades, o radioamador terá que comprovar mediante cartão QSL, 100 países trabalhados no mínimo.
A modalidade mais solicitada é o DXCC por faixa, depois vem o 5BDXCC que é a soma das faixas 80, 40, 20, 15, 10 metros. Para este diploma você terá que ter muito tempo e forte dedicação no DX (Contestes). Eu, nos meus 41 anos de radioamadorismo, nunca tive “tempo” de trabalhar faixas altas (20, 15, 10) me dedicando somente a freqüências baixas, tanto como SWL ou Ham.
Para eu trabalhar faixas altas no momento, seria uma tormenta, pois me acostumei ao som da estática, QRM, interferência de comandantes, splatter, etc., acho que não tenho ouvido de veludo, mas vou tentar após colocar antenas para faixas altas e trabalhar alguns países para adquirir o DXCC.
Você vai encontrar mais detalhes no site da ARRL, inclusive como baixar o requerimento e como fazer seu preenchimento. Procure mandar seus cartões QSL sem rasuras, claros, porque você poderá se complicar.
No ano de 2003 recebi e-mail de um colega da cidade de São Paulo, sugerindo que eu colocasse os meus cartões QSL na Internet. Acredito que todos estejam fazendo esta prática e agora, vou apresentar todos os cartões QSL (um por País), para desfrutarem o que consegui em 160 metros. Estão todos sendo escaneados e colocados num “link” para todos acessarem.
Aguardem!
Para finalizar, quero dizer que no dia 17/11/2010 pedi minha nova inclusão no programa do DXCC via e-mail e, após 15 minutos recebi resposta de OK. Surpreendi-me pela rapidez, até parecia que estavam aguardando o pedido. Agora só depende de mim.
Desejo sorte a todos e agradeço por manterem em evidência meu nome e indicativo nestes últimos anos em que estive convalescendo.
Obrigado.
Para brindar os Dexistas, deixo um QSL dificílimo de ser conseguido, principalmente em 160 metros: W1AW/3.
Abraços a todos.
ALENCAR ALDO FOSSÁ
PY3CEJ
Sitio dedicado ao Rádio
de Ondas Curtas e a prática DX -
Navegue nas Ondas Curtas do Rádio |
Acessos desde 2002