NAVEGUE NAS ONDAS CURTAS DO RÁDIO GUIA DE NAVEGAÇÃO NO RÁDIO ENVIE SEUS COMENTÁRIOS PROCURE NESTE SÍTIO

Artigos Técnicos e Informações para DXistas

Modificações em Receptor ICOM R75

Aumento de Sensibilidade
Melhoria na modulação AM
Fontes de Referência


Aumento de Sensibilidade

Algumas vezes, é possível fazermos modificações em circuitos de receptores, para ajustar alguma deficiência de projeto, ou para adequar alguma característica específica a uma necessidade particular. Na internet, podemos encontrar diversas matérias especializadas em alguns receptores muito populares, que conferem ora ganho de qualidade em áudio, ou algum refinamento para a prática da radioescuta e DX.

No meu caso em particular, pesquisando sobre o projeto do Icom R75, observei que este é derivado de equipamentos voltados a radioamadores, que por definição, buscam um equilíbrio entre transmissão e recepção de sinais, e neste caso em particular, alguns transceptores da Icom implementam um filtro passa-alta para atenuar os sinais da faixa de Ondas Médias (< 1,8 MHz), justamente uma faixa muito interessante para a prática do DX.

Neste caso, me interessei em estudar se era possível e viável eliminar este circuito - que é uma rede RLC na verdade - ou simplesmente diminuir sua atenuação. Pesquisando no grupo de discussão do Yahoo dedicado ao Icom R75 - http://groups.yahoo.com/group/icomr75/ - observei que alguns engenheiros haviam analisado com profundidade o assunto, e já haviam proposto algumas modificações.

Em particular, interessante ressaltar, que tudo leva a crer que algumas modificações sugeridas levaram a comercialização através de empresa especializada - Kiwa Electronics - e estão disponíveis para aquisição.

Resumindo, promovi duas alterações no R75, uma, foi no filtro de atenuação de MW, outra, no circuito do AGC.

Falando especificamente do filtro de atenuação, através de um jumper em determinado ponto do circuito impresso principal, é possível aumentar em aproximadamente 3dB o ganho abaixo da freqüência de 1,8 MHz. O resultado é melhoria na sensibilidade na faixa de Ondas Médias.


Seta indica os pontos apropriados para realizar a modificação no circuito atenuador de OM


A questão principal que levou a Icom a implementar este circuito atenuador, é justamente diminuir a sobrecarga de RF em cima da entrada do receptor, proveniente de emissoras locais de Ondas Mèdias que tipicamente utilizam grande potência, comprometendo o desempenho da recepção ao longo das faixas de ondas curtas. Em particular, não observei nenhum efeito colateral resultado desta modificação.

Existe outra forma de melhoria neste item, mas implica em não só remover toda este rede, como substituir alguns componentes RL. Porém, devido ao tamanho dos componentes a serem utilizados e as dificuldade inerentes ao processo de soldagem, não é muito recomendável realizar estas alterações, além do que, poderia sim dependendo do tipo de utilização do receptor e a proximidade de emissoras locais muito potentes, diminuir o desempenho do rádio como um todo.

Melhoria na modulação AM

Outro item muito criticado no receptor Icom R75 é a quase inutilidade da recepção em modo AM na prática do DX. Com uma pequena modificação no circuito AGC - o modo AM ganha outra vida, e permite mais qualidade na recepção de sinais neste modo. 

Se utilizarmos com atenção o modo AM para DX, podemos observar que em algumas situações, especialmente quando existe forte desvanecimento de sinal ou distúrbios na propagação, que ocorre um sintoma de áudio "pulsando", o que algumas vezes torna quase ilegível o sinal recebido.

É por isso, que para a prática de DX o conceito geral atribuído ao R75 é de que este é próprio para utilizar o modo ECSS  - sintonizar em modo SSB emissões em AM - porque em SSB apesar do problema do AGC se manifestar, é pouco afetado por este.


Observe o capacitor eletrolítico acoplado ao circuito integrado responsável pela demodulação dos sinais ao lado direito


Enfim, após estas pequenas modificações, valeu o risco de executar as soldagens em componentes tão minúsculos, como com pouco espaço para se cometer erros.

É recomendado extrema cautela, e bastante treino com ferro de solda de ponta bem fina, solda de boa qualidade, e mais ainda, treinar bastante em uma placa de circuito velha, pois qualquer erro pode levar a perda de um receptor Icom "made in japan" ...


Observe o capacitor eletrolítico colado com fita adesiva apropriada no chassis do receptor no lado direito inferior

Fontes de Referência

No grupo de discussão do Yahoo estão armazenadas o detalhamento das diversas modificações, com as respectivas fontes e autores. Abaixo, segue alguns extratos da documentação utilizada para realizar tais modificações.

Alteração no modo AM : R75_AM_and_SAM_mod_VER11 - Formato PDF

Alteração no atenuador de OM : PeteGMod - Formato PDF

Página de S. Waldee apresentando resultado prático destas modificações no AGC  :  http://home.earthlink.net/~haggisizing/srw-swl/icom-update.htm - em Inglês

 

Sitio dedicado ao Rádio de Ondas Curtas e a prática DX - Navegue nas Ondas Curtas do Rádio
> Envie seus comentários > Procure neste sítio

Copyright © 2002 Sarmento Campos. Todos os direitos reservados.


Acessos desde 2002