NAVEGUE NAS ONDAS CURTAS DO RÁDIO | ARTIGOS TÉCNICOS DX | ENVIE SEUS COMENTÁRIOS | PROCURE NESTE SÍTIO |
Coluna DX Marcelo Toniolo |
Importantes artigos para DXistas por Marcelo Toniolo
Ondas Curtas : Passado, Presente e Futuro
As transmissões de rádio via Ondas Curtas foram iniciadas no início deste século, particularmente na Europa e Estados Unidos. Nas décadas de 30 e 40 muitas estações foram fundadas, principalmente para divulgar a política e costumes do país de origem a outros povos em países distantes. Este foi o caso portanto, da BBC de Londres, Voz da América, Rádio Moscou, Rádio França Internacional, entre outras.
Naquela época os DX-istas contavam com poucas estações no espectro de Ondas Curtas e ouvir a BBC ou Rádio Moscou era considerado um verdadeiro DX pois os transmissores utilizados eram de baixa potência, no máximo 50 kW, sendo que era comum o uso de transmissores de 10 kW.
O tempo foi passando e muitas outras estações foram "inundando" o espectro de Ondas Curtas, ainda mais com o advento da guerra fria na década de 50. As décadas de 70 e 80 foram marcadas por um avanço tecnológico grande o que repercutiu na fabricação em série de transmissores de Ondas Curtas de alta potência. Não era difícil encontrar no "dial" do receptor transmissões da Voz da América, Rádio Moscou ou Rádio Pekim utilizando transmissores de 100, 250 e até 500 kW.
As Ondas Curtas, portanto, deixaram de ser uma faixa exclusivamente para se fazer DX, mas qualquer um utilizando-se do mais simples receptor, poderia captar transmissões em Ondas Curtas provenientes dos mais distantes locais do planeta. Para complicar mais a situação, na década de 80 muitas estações passaram a utilizar "relays" espalhados pelo mundo com a intenção de fazer chegar seu sinal com mais clareza a seus ouvintes de países distantes. Logo, ao se ouvir a Rádio Japão estaríamos na verdade ouvindo seu relay de Moyabe no Gabão, o sinal da Deutsche Welle não vinha da Alemanha, mas sim de Antigua, a BBC não era mais de Londres, mas sim da Ilha da Ascensão, a Rádio Nederland não mais da Holanda, mas de Bonaire, e assim por diante.
No entanto, ao ingressarmos na década de 90 muitas estações internacionais de grande porte começaram a desistir de seus projetos iniciais de pontilhar o planeta com seus relays de Ondas Curtas. É verdade que a crise financeira mundial influenciou inúmeros cortes orçamentários e conseqüentemente a interrupção de programas em Ondas Curtas. Tivemos assim o cancelamento ou diminuição de horas de transmissão de vários programas em língua portuguesa (dentre outras) da Rádio Suíça Internacional, Rádio Suécia, Kol Yisrael, etc.
Percebe-se que os empresários do ramo de comunicações estão deixando de lado os projetos de ampliação e/ou construção de novos transmissores de Ondas Curtas e dando preferência para estações de transmissões via satélite. A intenção é de que no futuro os satélites passem a ocupar o lugar das Ondas Curtas nas transmissões de radiodifusão internacionais, pois com um simples receptor, adequado à recepção de sinais de satélite, seria possível ouvir uma programação sem interferências, ruídos, estática e Fading chegando a alcançar a qualidade de uma emissora local de FM.
Muitos DX-istas insistem em
lutar para que as suas emissoras favoritas não encerrem as transmissões em Ondas
Curtas, porém não serão os apelos dos ouvintes que sensibilizarão os diretores
das emissoras, mesmo porque a alteração das transmissões via Ondas Curtas para
satélites é uma questão de economia e racionalização do trabalho, já discutido e
aprovado. Na verdade se olharmos por um outro lado, o verdadeiro DX-ista deve
apoiar estes projetos pois somente assim começaremos a "despoluir" as Ondas
Curtas das centenas de transmissores de altíssima potência espalhados pelo
mundo, tendo de volta o espectro de Ondas Curtas voltado somente à prática do
DX-ismo verdadeiro como a captação de programas regionais das estações da
África, Ásia e América Latina com 10, 5 e 1 kW de potência.
* relay : estação transmissora repetidora, normalmente, a partir dos estúdios até o local onde está instalado o transmissor de ondas curtas, o sinal a ser transmitido é enviado através de satélite ou por outro canal de rádio com menor potência e em outra frequência, normalmente mais alta
Sitio dedicado ao Rádio
de Ondas Curtas e a prática DX -
Navegue nas Ondas Curtas do Rádio |
Acessos desde 2002