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Coluna DX Marcelo Toniolo |
Importantes artigos para DXistas por Marcelo Toniolo
Como chegamos ao código SINPO
Adrian Peterson
Voltando ao tempo em que o rádio era “sem fio” e as comunicações eletrônicas eram nada mais que um tom áspero perfurando o ruidoso éter, muitos dos conceitos e terminologias do telégrafo, de um período ainda mais antigo, foram transferidos para o panorama do rádio. A telegrafia em código Morse com fios desenvolveu muitas abreviações padronizadas de modo a acelerar o processo de comunicação. O telegrafo sem fio aproveitou muitas dessas abreviações e também desenvolveu as suas próprias.
Um dos tipos mais freqüentes de abreviações utilizadas nessa época era o código Q. As três letras do código Q eram usadas para se fazer uma questão de forma abreviada e então respondê-la da mesma forma. Por exemplo, “ QSL?” significa:” Você recebeu a minha mensagem
?” e “QSL” era a resposta confirmando “Sim, recebi a sua mensagem.”
Muitas das três letras do código Q eram relacionadas a sinais de transmissões sem fio, como QRM, significando interferência, QRN, referindo-se ao ruído gerado na localidade e QSB referindo-se ao fading. Quando duas estações operando em Morse comunicavam-se elas usavam esses códigos Q juntamente com um numero, dando assim uma idéia sobre as condições de um sinal transmitido. A partir deste sistema os radioamadores desenvolveram o seu próprio sistema, o código RST, significando Readability, Strength e Tone, (Legibilidade, Intensidade e Tom), variando ate 5 ou 9. Este sistema é ainda utilizado atualmente.
No período anterior 2a. Guerra Mundial muitos outros códigos foram desenvolvidos com a intenção de descrever as varias condições associadas a radio recepção. Havia o velho sistema do QRM, QRN e QSB com descrições numéricas, havia ainda o complicado código QSA-S-F que tinha 9 itens descritivos. Ainda, voltando aos dias em que eu iniciei na escuta de emissoras internacionais, nos usávamos o velho código R-QSA, Com o R para Intensidade e QSA para a legibilidade, variando ate 5 ou 9. Tudo era muito confuso.
Durante os primeiros anos da 2a. Guerra Mundial a BBC de Londres instituiu o código SFL com a intenção de desenvolver uma código mundialmente uniforme. A letra S estava para a Intensidade do Sinal, a F para fading e a L para legibilidade. Este sistema usava números ate 5, sendo um sinal perfeito descrito como SFL 505. Mesmo assim parecia estranho.
Mesmo assim, a partir deste código da BBC surgiu o novo e simples código SINPO, que foi introduzido no inicio da década de 60. Neste código a letra S significa Intensidade, I é Interferência, N é Ruído, P é propagação e O é Mérito Geral. As melhores condições são expressadas neste código como 5 e as piores como 1. Sendo assim a recepção de um sinal perfeito SINPO 55555.
The Adventist World Rádio Listener Newsletter, Volume XI, Edição numero 1, Marco de 1995 via DX Ontario, Agosto de 1996. Traduzido por Carlos Felipe da Silva
S=Signal Strenght (Intensidade do Sinal)
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I=Interference (Interferência) |
N=Noise (Ruído) |
P=Propagation (Propagação) |
O=Overall Merit (Mérito Geral) |
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5 EXCELENTE |
5 NULO |
5 NULO |
5 NULO |
5 EXCELENTE |
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4 BOM |
4 PEQUENO |
4 PEQUENO |
4 PEQUENO |
4 BOM |
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3 RAZOÁVEL |
3 MODERADO |
3 MODERADO |
3 MODERADO |
3 RAZOÁVEL |
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2 FRACA |
2 FORTE |
2 FORTE |
2 FORTE |
2 FRACA |
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1 MUITO FRACA |
1 EXTREMA |
1 EXTREMA |
1 EXTREMA |
1 PÉSSIMA |
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