NAVEGUE NAS ONDAS CURTAS DO RÁDIO ARTIGOS TÉCNICOS DX ENVIE SEUS COMENTÁRIOS PROCURE NESTE SÍTIO

Coluna DX Marcelo Toniolo

Importantes artigos para DXistas por Marcelo Toniolo

O mundo das comunicações : hoje somente uma lembrança

Como todos devem saber, a Rádio Nederland encerrou definitivamente suas transmissões no idioma português para o Brasil. O último programa foi levado ao ar no dia 24 de Setembro, um Sábado, cujo enfoque foi a indignação de todos os integrantes da equipe brasileira daquela estação que demonstraram o seu descontentamento com esta decisão. Na quinta-feira anterior (dia 22/09, portanto), ouvi o último programa “O Mundo das Comunicações”, apresentado por Jacob Borenstein, e foi claro o seu repúdio quanto a esta decisão tomada pela direção da emissora holandesa.            

Quais são os reais motivos que levaram a direção da Radio Nederland a cancelar os serviços em língua portuguesa (bem como outros idiomas também) ? Vários são os fatores; dentre estes está o fator financeiro (economia), o desinteresse pelas Ondas Curtas por parte de um grande número de pessoas que hoje preferem assistir programas de TV via satélite, e também a “tendência” mundial de se utilizar serviços de retransmissão por estações locais como já fazem a Voz da América, BBC de Londres e Voz da Alemanha.          

Creio que, dentre os programas apresentados pela Radio Nederland um dos mais ouvidos por DX-istas e Radio escutas era o “O Mundo das Comunicações”. De fato, quando comecei a me tornar um DX-ista “sério”, em 1981, o “O Mundo das Comunicações” era um programa imperdível, apresentado como o nome de “Onda Curtição” pelo mesmo Jacob Borenstein que contava ainda com a participação freqüente de Roberto Levinstein, este que morava em Madrid e passava as informações via telefone para os estúdios em Hilversum, Holanda.           

Posso dizer, com segurança, que o programa “Onda Curtição” foi de extrema importância para minha carreira de DX-ista. Consegui captar muitas estações importantes e interessantes baseando-me nas informações lá divulgadas e também pude ouvir meu nome citado inúmeras vezes pelo Jacob Borenstein pois costumava enviar colaborações de minhas captações, bem como QSL’s conseguidos.            

O tempo foi passando e, por motivos que não me são claros, o programa “Onda Curtição” foi perdendo, aos poucos, a sua força, prestígio e poder de informação. Nos meados da década de 80 o programa teve seu nome alterado (para “O Mundo das Comunicações”, que permaneceu até hoje), o Roberto Levinstein deixou de colaborar e o programa começou a “esquecer” o DX-ismo e passou a dar mais atenção a outros assuntos como filatelia, acontecimentos na TV européia, novidades da eletrônica, etc.            

Eu passei a ouvir o programa “O Mundo das Comunicações” regularmente após 1988 e qual foi minha surpresa e tristeza ao ouvir, praticamente em todas as quintas-feiras, o programa tratando de assunto “muito interessantes” como “as novidades na TV japonesa”, “acôrdos entre empresas de TV entre a França e a Alemanha”, “o lançamento de mais um satélite para transmissão de sinais de TV”, etc.. Quando havia este tipo de matéria ainda considerava interessante se comparado a certos dias que, em um programa de 25 minutos, foram gastos 15 minutos com comentários sobre lançamentos filatélicos. As leituras de cartas eram raras, muito diferente do começo da década aonde eram lidas quase 10 cartas de ouvintes por programa.            

É claro que concordo que o programa “O Mundo das Comunicações” devia dar espaço a todos os tipos de comunicações, como seu próprio nome diz, mas o assunto mais interessante, o DX-ismo, era esquecido.            

Tenho saudades daqueles bons tempos em que o Jacob Borenstein apresentava sinais de identificação de estações de rádio internacionais, o Roberto Levinstein informava em quais freqüências e horários a Rádio de Madgascar transmitia e nossas cartas eram lidas quase na íntegra pelo Jacob.             

Percebo que, infelizmente, o programa “O Mundo das Comunicações” se “auto-destruiu” ao relegar o DX-ismo a um segundo plano, talvez sendo até mais um motivo que levou a direção daquela emissora a cancelar a programação em português.           

Hoje nada mais resta daquele excelente programa semanal, levado ao ar todas as quintas-feiras, que era esperado com ansiedade por mim e por muito outros colegas. Apenas restou uma grande lembrança daquele que foi um dos melhores programas destinados ao DX-ista e Rádio Escuta brasileiro.

Coluna DX Marcelo Toniolo

Sitio dedicado ao Rádio de Ondas Curtas e a prática DX - Navegue nas Ondas Curtas do Rádio
> Envie seus comentários > Procure neste sítio

Copyright © 2002 Sarmento Campos. Todos os direitos reservados.


Acessos desde 2002