NAVEGUE NAS ONDAS CURTAS DO RÁDIO ARTIGOS TÉCNICOS DX ENVIE SEUS COMENTÁRIOS PROCURE NESTE SÍTIO

Por onde começar nas Ondas Curtas ?

Apresentação das Ondas Curtas e Radioescuta
Emissoras Internacionais em Ondas Curtas
Emissoras Brasileiras em Ondas Curtas
Conceitos Básicos à Radioescuta e DXismo
A Colaboração nas Ondas Curtas e Clube DXista

Praticantes do Hobby na Internet
Um hobby interessante
Catálogos de Emissoras e Freqüências


Apresentação das Ondas Curtas e Radioescuta

Por definição, o rádio é um sistema de comunicação que usa ondas eletromagnéticas que se propagam pelo espaço. Para tal, utilizam-se nas ondas do rádio, diversas faixas de freqüência ( ou comprimento de ondas ) para diferentes fins.  Em relação ao popular AM, na realidade, onde estão os serviços de radiodifusão local, está compreendida na faixa de Ondas Médias. A radiodifusão local de FM, compreende freqüências muito mais altas, e cujo objetivo também, é a difusão local, ou seja, de pequenas distancias, normalmente dentro de uma cidade.


Receptor portátil Sony ICF-SW7600GR de Ondas Curtas, Ondas Médias e FM,
 encontrado à venda no Brasil

A faixa de freqüência compreendida pelas Ondas Curtas - entre 3 MHz e 30 MHz, é utilizada para radiodifusão regional e internacional, que normalmente atingem longas distancias, até mesmo intercontinentais e globais. E é justamente esta faixa de radiodifusão que estamos a nos referir, devido a sua poderosa cobertura, e ausência de limites geográficos e principalmente, por sua importância histórica no contexto mundial.

Radioescuta é por definição o ouvinte de rádio da faixa de ondas curtas, que sintoniza emissoras regionais e internacionais de radiodifusão, e que também, se corresponde com as emissoras, participa de concursos e etc. Por sua vez a prática do DX - conhecido por DeXismo - é o ouvinte que busca emissoras longínquas como desafio a suas habilidades e conhecimentos específicos de receptores, equipamentos, antenas, condições de propagação das ondas eletromagnéticas, idiomas, enfim, um hobby muito interessante e ao qual se dedicam muitos clubes ao redor do mundo.

Emissoras Internacionais em Ondas Curtas

As Ondas Curtas são basicamente faixas de freqüências utilizadas para radiodifusão de alcance mundial. Através de receptores simples e accessíveis, é possível ouvir emissoras de todos os continentes, transmitindo em seus idiomas e dialetos locais e principalmente  gerando programas em diversos idiomas direcionados a diversas regiões do mundo.

Apesar dos avanços tecnológicos dos diversos meios de comunicação à disposição nos países mais desenvolvidos, e porque não dizer mais especificamente, as faixas da população de maior renda, o rádio sempre continuará sendo uma mídia importante, ou até porque não dizer única, na maior parte do mundo.


Quem não conhece a BBC de Londres e seu sinal característico do Big Ben ?

Na história recente presenciamos a construção de uma hedionda "cortina de ferro" tentando isolar os países socialistas alinhados com a ex União Soviética, através de todos os tipos possíveis de barreiras, seja através da manipulação dos meios de comunicação - presente até hoje com mais intensidade ainda diga-se de passagem - até ao bloqueio de distribuição de revistas e publicação de livros que não interessavam aos meios dominantes. E o rádio, foi de importância fundamental neste processo. Na época da chamada "guerra fria", o rádio era o único e mais confiável meio de se transmitir ao mundo em diversos idiomas para as diversas regiões informações sobre a cultura, os anseios das sociedades, as ideologias e as notícias que forneciam a outra visão dos fatos. 


Recepção da Rádio Difusão Portuguesa Internacional no Rio de Janeiro, com sinal local

O rádio era de tamanha importância nesta época, que os Estados Unidos gastavam milhões de dólares construindo transmissores especificamente para interferir nas transmissões de determinados países, assim como financiam emissoras supostamente independentes com objetivos explícitos de antagonismo a determinados Estados e ideologias. O processo de interferência é conhecido como "jamming" e causa o efeito de se ouvir um forte ruído em cima das transmissões originais. Um exemplo de emissora financiada e hospedada nos EUA, é a Rádio Marti, supostamente criada por dissidentes cubanos contrários ao governo de Fidel Castro, mas  na realidade, foi criada e é financiado pelos EUA. Por sua vez, alguns países do Leste Europeu e da Ásia, também praticavam  o "jamming" com o mesmo propósito de interferir nas transmissões geradas pelo Ocidente com destino aos seus países.


A Radio Nederland da Holanda apesar dos cortes na programação, é um marco nas ondas curtas

Aonde no Brasil da época do regime militar imposto pelo golpe de 1964 - imposto pelos Eua à exemplo da deposição de governos legítimos na América do Sul - poderíamos obter informações sobre Cuba se não através da Radio Havana Cuba ? Aliás, até hoje em dia diga-se de passagem. Assim como a saudosa Rádio Central de Moscou, que dedicada horas semanais ao Brasil, transmitindo programas ecléticos sobre a história da Rússia, noticiário de abrangência mundial e local, cultura, literatura e naturalmente, divulgando sua ideologia em muitos idiomas.


A antiga Radio Central de Moscou da ex-União Soviética, agora é a Voz da Rússia e transmite para o Brasil

Observaram que com o domínio militar e econômico da América Latina os EUA terminaram suas transmissões em ondas curtas para o Brasil ? Alegaram em comunicado oficial que "localmente já se difundia muita informação a respeito dos EUA" e este meio se tornara obsoleto. Atualmente, os EUA continuam transmitindo em espanhol especificamente para a América Latina através de sua emissora oficial a Voz da América.

Atualmente, a Radio Difusão Portuguesa transmite para o Brasil e África diariamente, e recentemente, realizou investimentos em novos transmissores e antenas de ondas curtas. Segundo declarações do Sr. Jaime, diretor da emissora, o objetivo é cada vez difundir o idioma, a cultura portuguesa e as noticias do mundo, com imparcialidade e independência. E também, proporcionar cobertura jornalística à África.

E para não irmos muito longe, onde podemos nos atualizar sobre os acontecimentos trágicos em Angola por exemplo ( os eventos da guerra civil em curso ) ? A imprensa ocidental que controla o que é divulgado e a óptica dos fatos a serem apresentados, não nos permite saber o que ocorre lá por exemplo. Através do rádio das ondas curtas, podemos ouvir a Rádio Eclésia, Emissora Católica de Angola - por exemplo - transmitindo na nossa língua matter o que acontece direto da fonte, e atualmente, a Radio Nacional de Angola.

Media Player

MP3

Escute a abertura da Rádio Eclésia de Angola em Ondas Curtas

Diante deste quadro, para que possuir acesso a TV a cabo, satélite, rádio por satélite, emissoras locais de FM com grande capilaridade, se as informações de qualidade e relevância para a plena compreensão do mundo em que vivemos é restrita, muitas vezes artificial e principalmente, não abrange o universo que somente o rádio pode nos proporcionar ?

Emissoras Brasileiras em Ondas Curtas

No Brasil, existem atualmente diversas emissoras brasileiras ativas em Ondas Curtas e Tropicais. Através da utilização de faixas de freqüências diferenciadas, as emissoras buscam alcançar os mais longínquos rincões de nosso país continental. Alguns exemplo de emissoras pioneiras em Ondas Curtas e que transmitem em diversas freqüências, são a Rádio Bandeirantes e a Rádio Aparecida, ambas de São Paulo e de alcance regional. A Bandeirantes continua investindo nas Ondas Curtas, através da integração da programação da Bandeirantes AM. A Rádio Aparecida é a emissora da Igreja Católica do Brasil, e está integrada a história do rádio e de nosso país. Sem fazer proselitismo religioso, a Radio Aparecida já foi inclusive fechada pelo regime militar por ter levado ao ar a mensagem do Papa João Paulo VI sobre os Direitos Humanos em 1969. A Radiobras que foi presença marcante nas ondas curtas na década de 80, inaugurou em 1. de agosto de 2003 transmissões em português para a África. Nos tempo áureos da Radiobras, transmitia para o mundo nossa riqueza cultural, noticiário e música, em diversos idiomas. 


Um dos objetivos deste sítio, é concatenar de forma estruturada matérias a respeito da prática da escuta de rádio em ondas curtas. Não só através de conteúdo próprio, mas também através de colaborações recebidas e de uso das facilidades da Internet para reunir os endereços mais afins a este tema.

Um ótimo inicio neste hobby, é acessar o Guia de Navegação nas Ondas Curtas, que lhe fornecerá informações básicas para o conhecimento das nuances do rádio, tais como informações sobre receptores, faixas de freqüências, e outros itens relacionados.

Apesar do cada vez maior domínio da mídia televisa, o rádio continua sendo um importante meio de comunicação para grande parte da humanidade, e o objetivo aqui, é mostrar a quem não conhece suas principais características, assim como sua importância à luz dos relevantes acontecimentos mundiais, que direta ou indiretamente nos afetam.

Conceitos Básicos à Radioescuta e Dxismo

Radiodifusão

São os serviços, estabelecidos por legislação própria, que promovem a transmissão de sons (radiodifusão sonora), a serem direta e livremente recebidas pelo público em geral, o que é modernamente denominado "comunicação eletrônica". No Brasil, esses serviços têm, legalmente, finalidade educativa e cultural e são considerados de interesse nacional.

Emissoras regionais

Transmitem para um público dirigido de uma certa região e portanto possuem potência baixa. Não tem o menor interesse de atingir regiões distantes, tampouco outros países. A faixa de transmissão escolhida é a Onda Média ou Onda Tropical.

Emissoras nacionais

São estações que operam, normalmente, em faixas de Ondas Médias para uma abrangência regional, mas também possuem uma ou mais freqüências em Ondas Curtas para atingir regiões distantes e até mesmo outros países para que imigrantes possam sintonizá-la. A programação nas faixas de Ondas Curtas é a mesma das Ondas Médias.

Emissoras internacionais

São estações que operam exclusivamente em Ondas Curtas, em raras exceções em Ondas Médias, com o intuito principal de enviar sinais a longas distâncias. Estas emissoras muitas vezes possuem um departamento jornalístico aonde trabalham jornalistas de diversas partes do mundo que produzem programas em seus próprios idiomas. Algumas destas estações chegam a transmitir em até 60 idiomas diferentes que são levados ao ar em horários e freqüências pré-determinados. Dentro desta classificação de emissoras existem as de cunho jornalístico (se preocupam mais em fazer um bom noticiário), as de cunho político (estão interessadas em favorecer um determinado governo ou linha política) e as de cunho religioso (transmitem quase que exclusivamente programas religiosos de acôrdo com as suas convicções religiosas).

Radioescuta

Ouvinte de emissoras em ondas curtas que dedica atenção especial a prática da escuta. Se interessam normalmente por escutar as emissoras de Ondas Curtas internacionais em um idioma compreensível e apreciam seus programas como boletins de notícias, esportes, músicas, correio dos ouvintes, ciência, etc.. Costumam escrever às estações e receber suas publicações como mapas, revistas, cartões postais, etc.. Eventualmente envia informes de recepção, com o intuito de confirmar a escuta e receber cartões QSL. O radioescuta é conhecido também pelo termo em inglês SWL ( shortwave listener ).

QSL

Qualified Shortwave Listeners / Confirmação de Escuta ( cartão QSL )

É a confirmação escrita da recepção ou do contato com a emissora. Deve ser solicitado pelo radioescuta ao final de seu informe de recepção. Este informe deve conter os detalhes da escuta como freqüência, hora e detalhes do programa e do receptor e antena utilizada. A sigla QSL significa : Pude me acusar o recebimento ? A resposta "Sim, acusei o recebimento" no Código Q é a confirmação ou verificação de que o radioescuta realmente sintonizou a emissora. Com a intenção de enviar cumprimentos, a estação enviará cartão QSL com os dados da emissora.

Código Q

O Código Q é uma linguagem abreviada desenvolvida para transmissão de código Morse, e é de utilidade para os informes de recepção as estações utilitárias. O Código Q alem de ser utilizado por radioamadores do mundo inteiro de forma padronizada, é também muito utilizados no jargão DXista onde é necessário um conhecimento técnico para profundo das técnicas de recepção e informes.

Informe de Recepção

É o relatório que o ouvinte envia as emissoras para informar-lhes as condições da sua recepção. Se deve incluir principalmente a data, hora, freqüência, qualidade da recepção mediante o código internacional SINPO, detalhes do programa escutado, e também, seus dados pessoais. Os informes de recepção são uma fonte de informação importante para as emissoras de radio conhecerem suas condições técnicas e abrangência geográfica.

DXismo

É o hobby ou até considerado uma ciência que consiste na prática de sintonizar e reportar a recepção de todos os tipos de sinais de radio provenientes de grandes distancias ( D ) ou de lugares e estações incógnitas ( X ) com auxilio de equipamento e antenas mais sofisticadas e elaboradas. Esta é a origem do termo e prática conhecida mundialmente como DX.

DXista

É a pessoa que pratica o DXismo. Com seus equipamentos, dispositivos e antenas, se dedica a sintonizar e confirma as escutas de emissoras em diversas bandas de freqüência e horários, especialmente de transmissões muito distantes, que em condições normais não podem ser ouvidas.

O radioescuta se limita a ouvir transmissões dirigidas a seu país ou região geográfica, o DXista pesquisa com mais profundidade as condições técnicas da escuta, como propagação ionosférica, predição das condições da escuta, dispositivos especiais de auxilio a recepção, desenvolvimento de antenas, enfim, tudo o que é necessário para superar as distancias e intempéries à caça de sintonias difíceis.

O DXista não se limita as ondas curtas nem aos tradicionais modos de transmissão - comumente conhecidos como AM e FM - trabalha também na recepção de ondas média e longas, traduzindo formas de transmissão diversas e até digitais, sintonizando emissoras utilitárias, de diversos fins, como auxilio a navegação aérea e marítima.

Rádio Monitor

É o ouvinte de Ondas Curtas especializado em ouvir somente uma ou algumas emissoras. O Rádio Monitor permanece sempre na escuta e informa regularmente a estação sobre a qualidade das transmissões, sugere mudanças de horários, freqüências e opina sobre o conteúdo dos programas. É uma pessoa de confiança da estação e por isso recebe regularmente alguns brindes como camisetas, canetas, bonés, livros, etc..

UTC/GMT

É a sigla em inglês que significa TEMPO UNIVERSAL COORDENADO. É a hora padrão utilizada na navegação aérea em todo o planeta, e na programação das transmissões dos programas em ondas curtas. A sigla GMT é sinônimo de UTC e significa Greenwich Meridian Time.

Bandas ou Faixas de Freqüências

São as divisões do espectro de radio que por convenção sao organizados para distribuir os diversos serviços de telecomunicações, e simplificando, se denominam : Onda Média, Onda Curta, Onda Longa, FM e outros. A organização do espectro e sua utilização é definida pelo ITU.

WRTH World Radio TV Handbook

É a bíblia do DXista, é uma publicação anual que contem dados da maioria das emissoras de Radio e TV do mundo, com informações de endereços, telefones, horários, freqüências, idiomas e etc. Tem a colaboração de Dxistas brasileiros, em especial do DX Clube do Brasil.

A Colaboração nas Ondas Curtas e Clube Dxista

Logo, um ponto chave para entrar neste mundo fascinante das Ondas Curtas é a colaboração. Apesar da escuta casual de ondas curtas ser relativamente simples, é muito importante participar ativamente de clubes dedicados a radio escuta. A colaboração é a palavra de ordem, onde participam desde os iniciantes até os mais experientes e inclusive com trânsito internacional, sempre com boa vontade e atenção para auxiliar a quem necessita. Através da filiação ao clube e participação nos grupos de discussão das listas de e:mail na Internet, podemos nos manter atualizados de tudo que acontece no meio do rádio, desenvolver novas amizades e participar de encontros onde a palavra de ordem é "rádio".

Atualmente, o clube mais ativo e de tradição no Brasil é o DX Clube do Brasil. A sigla DX significa a escuta de emissoras distantes, logo, o DXista, é o radio escuta dedicado na recepção de emissões mais distantes e difíceis de se sintonizar em condições normais.

Para se filiar ao DX CLUBE DO BRASIL,  deve-se entrar em  contato com Carlos Felipe
E-Mail:
dxcb@mandic.com.br

Praticantes do Hobby na Internet

No Brasil existem alguns praticantes do hobby da radioescuta e dxismo que se destacam pelo pioneirismo e pelas atividades em prol da sua divulgação e desenvolvimento. Uma página interessante na Internet é mantida pelo Rudolf Walter Grimm, com informações muito interessantes sobre a escuta de rádio e em especial, sobre o recebimento de cartões QSL confirmando as escutas.


Clique na imagem para entrar no sítio RadioWays

Um hobby interessante

A escuta de rádio apresenta diversos aspectos interessantes, se iniciando pela busca de notícias diárias de emissoras internacionais e regionais, passando pelo conhecimento de outras culturas, até desafiando as leis da física, tentando ouvir cada vez mais estações longínquas. Esta prática, conhecida por DXismo, nos leva a tentar ouvir emissoras que provavelmente não se espera poder ouvi-las em condições normais, sem a necessária pesquisa sobre as condições de propagação das ondas eletromagnéticas, experimento de antenas apropriadas e utilização de receptores com recursos adequados para esta prática. Dentro deste hobby de escuta de rádio, existe a prática de se deslocar dos grandes centros urbanos onde o ruído elétrico interfere muito na recepção. Poder ouvir estações de outros países em Ondas Médias por exemplo, é uma pequena mostra da pratica do DXismo, que é explorada neste sítio.

Catálogos de Emissoras e Freqüências

Também, pode-se recorrer a publicações especializadas como as edições anuais do Passport ou WRTH - que além de catálogos informando as emissoras, horários, idiomas e freqüências transmitidos, publicam análise de receptores desde os mais comuns usados no dia-a-dia até os considerados profissionais para uso por órgãos de governos. Também, em destaque no Passport, há uma completa referencia técnica desde os receptores portáteis disponíveis atualmente até modelos profissionais utilizados por órgãos governamentais. Além de testes em diversos modelos de antenas ativas. Tudo acompanhado por uma classificação quanto as características de uso.

Atualmente, apenas o DX Clube do Brasil publica regularmente informações sobre a programação das emissoras internacionais dedicadas ao Brasil, em português, assim como outras informações relevantes à radioescuta. Por isso, a importância de se filiar a este clube, e se manter atualizado com o mundo do rádio e com a prática do dxismo.

Infelizmente, no Brasil não encontramos com muita facilidade literatura dedicada às ondas curtas, e em especial, no idioma Português. Em inglês existem algumas publicações que se destacam, como as citadas anteriormente que são editadas anualmente. Como uma fonte de informações gerais e muito bem estruturado, existe um livro também em inglês que é um excelente ponto de partida para a compreensão do hobby, que pode ser encontrado nas livrarias virtuais - através da Internet. Este livro é o Shortwave Listening Guidebook da Editora HighText cujo autor é Harry Helms. Além de apresentar alguns aspectos culturais e históricos relevantes do radio em ondas curtas, proporciona informações técnicas praticas assim como aborda praticamente todos os temas relativos a escuta e interação com as emissoras.

 

Sitio dedicado ao Rádio de Ondas Curtas e a prática DX - Navegue nas Ondas Curtas do Rádio
> Envie seus comentários > Procure neste sítio

Copyright © 2002 Sarmento Campos. Todos os direitos reservados.


Acessos desde 2002